ACADEMIA

A importância do academia no setor dos videojogos é fundamental, assumindo o papel preponderante e decisivo na formação  de profissionais devidamente habilitados a trabalhar as diversas áreas que integram a criação e o desenvolvimento de um projeto de gamificação. 

Nos ciclos de produção do saber surgem as primeiras oportunidades de concretização, através de projetos iniciados no meio académico e que em muitos dos casos dão origens a spin offs, que evoluem para ciclos de financiamento e de desenvolvimento empresarial. Este é o ciclo habitual que se forma entre as Universidades e  Politécnicos e o mundo real a a criação de clusters na área dos videojogos. O ecossistema dos videojogos tem evoluído em Portugal ancorado nas Universidades e Politécnicos, de onde surgem projetos que são amadurecidos com a intervenção de mentorias de profissionais mais seniores e com as redes de contatos que se estabelecem por partilha de informações.  Os clusters territoriais de videojogos terão a tendência crescente de se alinharem cada vez mais com todas as estruturas envolventes, com o ensino superior, com os parques de ciência e tecnologia, com as entidades municipais e com os agentes nacionais, numa perspetiva de consolidação e de crescimento.  

É necessária e emergente estabelecer uma estreita articulação entre a adaptação dos curriculuns disponíveis no ensino secundário e profissional, com as ofertas de ensino superior nesta área, correspondendo aos desafios que o ecossistema dos videojogos  enfrenta para poder crescer de forma consolidada e autosustentada. Os quadros são a matéria prima para que o ecossistema se desenvolva ao nível dos players mundiais.

As academias de especialização assumem atualmente um papel de extrema relevância na formação e contribuem para a criação de quadros especializados nas áreas que alimentam esta indústria na vertente do desenvolvimento dos projetos gamificados.As tecnologias são cada vez mais exigentes, a percepção da realidade é praticamente indistinguível da realidade produzida e as soluções de gamificação são extensíveis a todas as áreas.A Academia acompanha o progresso da tecnologia e integra-a nos seus ciclos de desenvolvimento de estudos, preparando os futuros profisisonais da gamificação em  especialistas que percorrem a curva de aprendizagem desde muito cedo.

A estreita articulação entre academias de especialização que trabalham o universo mais jovem e que os preparam para uma evolução mais definida e de maior amplitude, canaliza estes jovens para os ciclos seguintes do ensino secundário e profissional, com maiores capacidades e conhecimentos, que lhes permitirão ser profissionais altamente especializados, quando integram os ciclos de estudo superiores. A nova vaga de alunos que iniciam esta preparação desde a primeira infância, serão jovens com grande capacidade criativa e dotados de grandes capacidades técnicas. O processo de maturidade e de crescimento destes jovens irá refletir se na qualidade dos projetos de gamificação em que virão a participar e terão grande impacto no desenvolvimento da nossa indústria nacional de videojogos.

Ensino Secundário e Profissional

Ensino Superior

Academias de Especialização