ACADEMIAS DE ESPECIALIZAÇÃO

No panorâma atual temos 3 linhas de academias, as de desenvovlimento na primeira infância, as de especialização para formar profissionais operacionais diretos ao mercado e as de especialização avançada para profissionais ativos no mercado que necessitam de aprender novas técnicas ou de se atualizarem.

Assistimos cada vez mais à necessidade e procura de formação complementar para as crianças, dando-lhes uma nova visão de perspetivarem o seu futuro, alargando-lhes os horizontes e permitindo-lhes o acesso a novas tecnologias e a novas profissões. A tradição é atualmente ultrapassada pela constante necessidade de evolução, da reprogramação do meio, da necessidade de desenvolvimento da robótica, das sinergias entre as ciências exatas e as ciências sociais e  humanas, onde o cruzamento entre ambas é cada vez mais ténue e complementar.

Assim nascem as academias de formação viradas para a era das ciências digitais e tecnológicas, que atuam desde a primeira infância, incentivando os jovens a criar os seus jogos, a aprender o dinamismo da robótica e da sua aplicabilidade, aprender a trabalhar os sistemas digitais e a projetar soluções. Esta tipologia de academia permite uma aprendizagem em regime de continuidade, com uma função pedagógica e empreendedora, potenciando o desenvolvimento intelectual e contribuindo para o sucesso das restantes matérias clássicas de aprendizagem.

As academias de especialização seniores e avançadas permitem aprofundar especilidades dentro das disciplinas que são essenciais para o desenvolvimento dos videojogos e valorizam os profissionais com conhecimentos que lhes permitem o domínio das tecnologias, das linguagens e de toda a dinâmica de desenvolvimento.

Os cursos leccionados pelas academias de formação especializada não são conferentes de grau, mas atribuem os diplomas que certificam a frequência e a sua respetiva conclusão, determinando a capacidade técnica adquirida nas respetivas áreas de formação. Promovem a formação dos interessados em áreas específicas para trabalharem na indústria de desenvolvimento dos videojogos  - vertentes de programação, de artes, de gestão de projetos e de carreiras de eSports. Têm uma média de cerca de 18  a 24 meses de formação intensiva, onde os alunos aplicam os seus conhecimentos em projetos desenvolvidos e ficam habilitados para trabalhar em qualquer área da indústria de videojogos. Sendo formações intensivas habilitam os profissionais a um conhecimento profundo das técnicas, das tecnologias, dos sistemas e das linguagens tornando-os extremamente valiosos para que o mercado se desenvolva. A procura por estes profissionais é atualmente crescente, quer a nível nacional, quer a nível internacional e o ecossiestema dos videojogos é constantemente alimentado por profissionais com este perfil de formação, que rapidamente passam a seniores pela forma como dominam as tecnologias, os programas e as linguagens.

Academias de Especialização

Destaques