ENSINO SECUNDÁRIO E PROFISSIONAL

No atual sistema e programação do ensino nacional, quer na vertente das ciências, quer na vertente das humanidades são diversas as áreas que contribuem para a criação de valor para os que num futuro próximo, pretendem seguir o caminho da gamificação e integrar a indústria dos videojogos. Para tal contribuem os cursos de informática na vertente da programação, os cursos de letras com a vertente das narrativas criativas e na vertente dos cursos de artes, toda a dinamização da parte artística que se inscreve em cada sistema gamificado.  Em termos do ensino secundário as vertentes de estudo que se selecionam, começam a trilhar os caminhos da profissão futura, acontecendo o mesmo na vertente profissionalizante, no entanto há diferenças significativas nos dois sistemas de ensino. O ensino secundário prepara de forma mais ampla e generalista nas bases que permitem depois no ensino superior selecionar a especialização e o caminho a seguir, no caso do ensino profissional, os alunos são preparados mais incisiva e diretamente desde o inico do seu curso, permitindo-lhes uma formação mais profunda na sua área de conhecimento. No caso dos cursos vocacionados para os videojogos, o sistema profissional apresenta cursos de informática, na vertente de programação que estão a criar programadores que já conseguem operar em determinadas áreas e sistemas nesta indústria. Os estágios integrados neste ecossistema têm demonstrado o valor adquirido por estes jovens nestas áreas e apresentam uma dinâmica e uma capacidade de responder aos desafios propostos. Este caminho da profissionalização no ecossistema dos videojogos irá ter os seus benefícios no futuro, os quadros iniciam a sua especialização cada vez mais cedo, permitindo-lles uma aquisição de conhecimentos com  profundidade e dinamismo contínuos.