ORGANIZAÇÕES DO SETOR

Dos Videojogos

Em Portugal existem várias entidades constituídas que integram o panorama da área dos videojogos em Portugal e a representatividade da sua cadeia de valor.

Na sua globalidade todas atuam na criação de cenários férteis ao desenvolvimento do ensino especializado nesta área, na criação de uma da indústria mais profissionalizada com acesso a condições que facilitem o seu crescimento e a sua respetiva distribuição, trabalhando todos num objetivo comum, ativar, consolidar e atribuir o reconhecimento pela produtividade e aumento do seu contributo na produção da riqueza nacional.

SPCV - Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos

Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos – SPCV é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e desenvolver as ciências dos videojogos em Portugal. Para realizar este objetivo, a SPCV, para além de procurar congregar as pessoas interessadas na área dos videojogos, apoiará e estimulará, entre elas, iniciativas de divulgação e intercâmbio científico num espírito de livre crítica científica.

Neste sentido, a SPCV fomentará por si ou em colaboração com as Universidades ou outras Instituições públicas ou privadas, nacionais e estrangeiras, que se dediquem ao estudo e desenvolvimento de videojogos, a realização de seminários, colóquios, congressos e outras propostas científicas, tais como a publicação de textos originais e de traduções, bem como de outras atividades que tenham por objetivo aumentar o conhecimento e o nível científico dos associados e do país.

https://polobs.pt/basedados/spcvideojogos-sociedade-portuguesa-de-ciencias-dos-videojogos/

APVP – Associação de Produtores de Videojogos de Portugal

Assenta a sua atuação em 3 grandes pilares, ajudar as empresas a operar mehor em Portugal, sendo um suporte para questões burocráticas, relacionadas com impostos e acesso a fundos. O segundo eixo de atuação assenta no talento – falar com as universidades para alinhar a oferta formativa e o talento que a indústria necessita. E finalmente o terceiro eixo de atuação. Que promove as iniciativas conjuntas das empresas, trabalhando em projetos, com partilha de conhecimento e de entreajuda.

(site em desenvolvimento)

AEPDV – Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos

A Associação das Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos dedica-se em exclusivo à representação das empresas que produzem e distribuem videojogos para consolas, computadores, mobile e internet. Defendem como seus principais objetivos a criação de relações institucionais com as entidades públicas para a criação de programas e iniciativas que levem ao desenvolvimento da indústria de videojogos. Dão apoio em questões de consultoria legislativas. Pretendem garantir um modelo sustentável que defenda a Propriedade Intelectual e a equidade dos videojogos na sua produção, distribuição e comercialização. Criação de reputação com base na natureza cultural, inovadora e uma atitude responsável dos consumidores e sensibilizar para a prática do Controlo parental.

https://aepdv.pt/associacao/#associacao